Extremos da Tolerância Humana

sábado, 20 de junho de 2009

Choques elétricos x Dor


A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS - Transcutaneous electric nerve stimulation), é um tratamento não invasivo utilizado na prática fisioterapêutica para promover analgesia em condições inflamatórias agudas e crônicas. Um estudo realizado por cientistas brasileiros foi investigar o mecanismo de ação da TENS em alta (HF: 130 Hz) e baixa (LF: 10 Hz) freqüências em um modelo de inflamação produzida pela injeção de carragenina nas patas de ratos (Cg, 250 mg). Após administração de carragenina (0 hora), choques elétricos HF e LF foram aplicados nas patas inflamadas dos ratinhos durante 20 minutos. Tanto os choques de alta frequência (HF) quanto os de baixa frequência (LF) inibiram a hiperalgesia induzida por carragenina em 100% dos ratos.

Após o fim da hiperalgesia, os cientistas administram aos animais naltrexona (Nx, 50 mg) (fármaco que bloqueia a ação dos opióides, ou seja, dos analgésicos). A naltrexona reverteu o efeito analgésico dos choques de baixa frequência (LF), mas não alterou o efeito dos choques HF. Os estudos concluíram, portanto, que os choques HF em um primeiro momento, agem mais rápidos contra a hiperalgesia. No entanto, LF TENS apresentaram um efeito analgésico mais duradouro do que HF TENS. Esse efeito mais duradouro é em grande parte devido à liberação local de opióides endógenos (endorfinas).

Os estudos sobre o efeito analgésico das descargas elétricas sobre a pele tem muitas questões para se responderem ainda, entre elas, como os choques LF induzem a liberção de endorfinas. No entanto, uma coisa é certa: essas descargas têm efeito anti-hiperalgésico.


Referências
George S. Sabino
, Cristiane M.F. Santos, Janetti N. Francischi, Marcos Antônio de Resende: Release of Endogenous Opioids Following Transcutaneous Electric Nerve Stimulation in an Experimental Model of Acute Inflammatory Pain. The Journal of Pain - Volume 9, Issue 2 (February 2008)



Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 16:44

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home